PH DOS CABELOS, COSMÉTICOS ...

terça-feira, abril 12, 2016




Com certeza você já ouviu falar sobre o Ph. Ou até mesmo já viu lá na embalagem do shampoo e condicionador o seu valor.
Mas você sabe o que é e a importância dele?  Continua lendo que vou explicar tudinho pra vocês.


O que é PH?

  PH é a sigla para Potencial Hidrogeniônico. Uma escala logarítmica  que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução.
O PH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância.
A escala vai de 0 a 14,  onde o  7 é considerado neutro. Por ser  uma escala logarítmica, cada unidade aumenta 10 vezes. 

O PH E O NOSSO CABELO

O PH interfere diretamente na situação da cutícula capilar: quanto mais ácido, mais fechada. Quanto mais alcalino mais aberta.
O valor do nosso cabelo é acido, e está entre 4,2 e 5,8. Isso quando o cabelo está saudável e com as cutículas fechadas .

O PH E OS COSMÉTICOS

Devemos sempre ficar de olho no valor do PH escrito na embalagem. Normalmente os shampoos estão entre 5 e 7 (olhe na figura abaixo), isso significa que não abre tanto as cutículas, e você deve usar um condicionador mais baixo que o shampoo. 
Alguns shampoos como os anti-resíduos tem esse PH elevado, por isso não deve ser usado com frequência e só utilizado por pessoas que usam químicas (como progressiva, por exemplo) se precisar. 

Quando o PH de algum cosmético é ácido, mais ele tem potencial para fechar as cutículas, no caso os condicionadores e máscaras de tratamento.

E mais uma dica: cuidado para não usar um shampoo alcalino e depois usar um condicionador que não tenha um valor eficiente para o fechamento das cutículas.  

Pra quem quiser saber um pouquinho mais, da uma olhadinha do site Química dos Cabelos e pra ver o post é só clicar aqui.

Fica muito mais fácil de compreender olhando essa imagem:




O PH DAS QUÍMICAS CAPILARES

Químicas como relaxamentos, progressivas e descoloração tem o pH muito alto e abrem muito a cutícula para realizar o processo, podendo causar danos irreparáveis . Por isso precisamos de tratamentos intensivos após essas químicas.


















Tentei explicar de uma forma simples pra ficar fácil de compreender. 
Estou pensando em trazer uma série de post sobre cabelos. Sera que vai dar certo?

Espero muitooo que tenham gostado e até o próximo post =*

Beijooos monamours <3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe